Pesquisar no Conversa Franca.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Como vai sua saúde

Em toda sociedade humana existem dois líderes que coexistiam, o líder político e o líder espiritual. O líder espiritual era o que cuidava principalmente dos enfermos. Mas, com o tempo, a busca por tratamento das enfermidades tornou se uma ciência. A Grécia foi o berço do surgimento da medicina científica moderna.

Por anos, as descobertas sobre o corpo humano e a biosfera que a rodeia permitiu avanços significativos na longevidade. O corpo humano ainda não foi totalmente mapeado a ponto de entendermos todos os fatos que levam a enfermidades genética, de estrutura e deficiências e ainda há espaço para mais descobertas devido à surgimentos de novas epidemias.

Apesar da Epidemia ser uma das ciências mais antigas catalogadas, ainda se há novas descobertas todos os dias. A realidade para as pessoas que não pertencem a essa área é uma verdadeira "religião"(principalmente em países com baixa cultura científica).

O conhecimento em geral de uma pessoa melhora e aprimora em um tema específico, se tornando "o maior entendedor do assunto" porém em outros assuntos deve se crer em pessoas que tenham o título de entendedor do assunto debatido. São milhares de informações prévias incluindo termos técnicos para um debate saudável de alto nível sobre um assunto específico (caso não se tenha esse conhecimento prévio, será uma pessoa incluindo crenças de massa, ou lendas ou uma falácia).

Um repórter que entrevistou Einstein pediu a ele que explicasse sua teoria da relatividade. Ele concordou, desde que o repórter lhe explicasse como se faz um ovo frito, porém disse que primeiro teria que explicar o que era óleo, fogo e panela. O repórter disse que isso era impossível. Então disse que também não poderia explicar como funcionava a teoria da relatividade.

Em uma estrutura médica hospitalar encontramos:

Médica - A classe mais alta dentro de unidade de saúde (quem fará os diagnósticos e o tipo de tratamento).

Farmacêutica - A classe que trará o tratamento químico ao paciente.

Nutricionista - A classe que trará o tratamento e aporte nutricional ao paciente.

Fisioterapeuta - A classe que trará o tratamento para parte motora do paciente.

Enfermagem - A classe que tem como foco o cuidado com o paciente, além de fazer o aporte técnico aos procedimentos junto aos médicos.

Analises clínicas - A classe responsável por diagnósticos laboratoriais.

E todos os técnicos.

Nessa estrutura o médico responsável pelo diagnóstico e escolha do tratamento tem a maior responsabilidade sobre a vida de seu paciente, pois qualquer erro nessa parte pode ser a diferença entre a vida e a morte.

O erro pode ocorrer por vários motivos: o médico também é um ser humano e está sujeito a isso, doenças que tem os mesmos sintomas, quadro avançado para se iniciar o tratamento, falta de material para começar o tratamento adequado, falta de informação sobre o paciente para fazer uma avaliação correta, falta de equipamentos entre outros. Isso pertence somente a parte clínica.

Também existe toda a parte de pesquisa de medicamentos, patógenos para cara área e a parte tecnológica para paramentar todos esses profissionais. E além de toda parte científica há também a parte financeira da saúde, devido à tudo que envolve um tratamento médico (incluindo a pesquisa que não se vê como produto final). É pago pelo paciente (em muitos casos por seguros de saúde) para que o paciente não precise desembolsar um grande montante de dinheiro para custear sua hora mais crítica (mesmo por que normalmente essa pessoa esta impedida de exercer sua profissão).

Existem várias teorias da conspiração que pairam sobre a saúde (indústrias farmacêuticas), porém se essa vende o produto e lucra com isso. As seguradoras vendem a ausência de tratamento (ou seja o quanto mais rápido se morre ou se fica saudável, melhor para as seguradoras) que tem faixas de preço diferentes por cada grupo de idades que está mais vulnerável às doenças. O grupo mais saudável paga menos (jovens) e o mais vulnerável paga mais (bebês e idosos).

O Brasil tem um sistema único de saúde, o SUS, que é para todos e é pago na forma de impostos por todos os trabalhadores. Nem sempre funciona a contento por falta de verba ou má gestão de recursos.

A venda de medicamentos é altamente lucrativo pois tem que custear a pesquisa feita e as próximas pesquisas a fazer. Mas a vontade de viver tem preço, a credibilidade da classe médica.

Hoje passamos por um momento em que por não se dar valor a toda a essa estrutura médica se traz médicos que não precisam provar sua capacidade para exercer a função (mais médicos, termino da revalida). Se aprova compostos como medicamentos sem comprovação científica por mera pressão política (cura do câncer ) e deixamos aos maus profissionais fazerem o que desejam de nossos corpos e nossa saúde para lucrar um pouco mais, enquanto os seguros nos abandonam por não querer pagar por um pouco mais de dignidade de vida.
Em contra ponto a quantidade reduzida de proficionais da área, cria uma negociação escusa entre as indústrias fabricantes e os mesmos, que prejudica a avaliações do procedimento que melhor atende o bem estar do paciente e somente visando benefício monetário do utilizador/prescritos do produto.
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário